Autor


Túlio Henrique Pereira é autor de contos, poemas, romance e dramaturgia. Aos 21 anos de idade foi premiado com o conto Mundo azul cor de fel no concurso Arte e Criatividade dedicado aos artistas goianos com destaque na literatura e artes plásticas, concurso realizado pelo Sesi, Editora Kelps e Banco do Brasil. O conto premiado foi publicado na quinta edição da Antologia poética e contos (Kelps), distribuída em escolas estaduais e municipais do Estado de Goiás.

É professor de História, apaixonado por Literatura, Arte e Cinema, e teorias identitárias, África e Diáspora africana. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Pós-Doutorado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professor Adjunto do Departamento de História, na cadeira de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena da Universidade Regional do Cariri (URCA), e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/URCA). 

Aos 23 anos foi convidado a publicar seu primeiro livro de poemas O observador do mundo finito (Scortecci). Participou em Paris, França, da Jornada Internacional de Estudos Brésilienneté, subjectivités et corps: autour de la littérature de Túlio Henrique Pereira, oportunidade em que foram discutidas suas obras autorais, publicadas no Brasil e participações coletivas em antologias lançadas em Portugal.

A projeção de seu trabalho o levou a participar da segunda edição da antologia portuguesa Amante das leituras 2008 (Edium Editores), e consequentemente das antologias Amante das leituras 2009 (ADL) e Amante das leituras 2010 (Temas Originais) e, também, das antologias oficiais do Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves, RS. As antologias do congresso são distribuídas anualmente em bibliotecas de escolas públicas do Rio Grande do Sul, com os fins de incentivar a leitura e difundir as novas expressões literárias da poesia brasileira.

Atos de Paixão (Giostri) é uma dramaturgia lançada em novembro de 2012. Publicou o livro de prosa poética e poemas Nomes à margem (Escola de Poesia), na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada em novembro de 2017. 

Segundo o prefaciador, o crítico literário Ronald Augusto, "Os poemas de Túlio Henrique não pretendem mimar o voyeurismo do leitor; o leitor não é preservado de nada, o véu se rompe a cada verso de Nomes à margem; o leitor precisa se comprometer com a fábula e a forma. Tanto nesse como em muitos outros poemas da obra, o leitor é incitado a participar do canto e conto feito um personagem implícito."  

Prefaciou a edição da antologia Amante das Leituras 2012 (Temas Originais) lançada na cidade do Porto em Portugal. A antologia também conta com o conto inédito Girândola.

Possui participação enquanto poeta convidado na edição número zero da Revista de Poesia Ovo da Ema (2012), uma publicação da editora Escola de Poesia de Porto Alegre, com os poemas Arquétipo, Dissidência e Habitus. Na edição de número um da revista Ovo da Ema (2014), participou com o poema Colono; e na edição de número dois da revista Ovo da Ema (2016), participou também como convidado com os poemas O primeiro beijo, Final feliz, Concha e Alzira da Cruz e Souza, 28 anos, camareira...

Página no Facebook do livro Atos de Paixão, clique.
Currículo científico na Plataforma Lattes, clique.